Os percursos da prova passam por todo tipo de via, como estradas de terra, trilhas e estradas municipais. Alguns trechos estarão asfaltados. Em todo o percurso prevalecerá as leis de trânsito vigentes.Sempre que possível, a organização incluirá trechos de “single-track” nos percursos. Os percursos não serão fechados ao trânsito de veículos. Os atletas deverão andar sempre pela direita e estar atentos às sinalizações de trânsito. Os percursos serão demarcados com cal, fitas, placas e contarão com pessoas de apoio ao longo do trajeto. Em cada prova, as categorias serão divididas em dois percursos, a saber: SPORT SOLO (36km) – destinadas aos atletas Profissionais e Amadores com grau de dificuldade médio LIGHT SOLO (18km) destinadas aos atletas amadores com grau de dificuldade mais leve.
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INFORMAÇÕES
Paraty - RJ
19 de Setembro de 2021
07hrs
PERCURSO
36KM
18KM
REGULAMENTO REAL MTB
1.1 – A Real MTB é um evento que
será realizado no dia 19 de Setembro de 2021, na cidade de Paraty-RJ e terá
como base o seu regulamento oficial descrito a seguir. 1.2 – A Real MTB será
realizada em locais, datas e horários a serem definidos e divulgados no site WWW.MINHASINCRICOES.COM.BR, na página do
FACEBOOK/REALMTBCUNHA e Instagram @moveeventos.
1.3 – Poderão participar da corrida
atletas profissionais e amadores.
1.4 – Os atletas menores de 18 anos só poderão participar
da prova com autorização por escrito do pai ou de um representante legal.
1.5 – A comissão organizadora é responsável por fazer
cumprir as datas e disposições deste regulamento e justificar as alterações
quando cabíveis. A comissão poderá suspender o evento por questões de segurança
pública, atos públicos, vandalismo e/ou motivos de força maior sem aviso prévio
aos participantes.
1.6 – A organização da Real MTB terá o direito de alterar
os percursos das provas a qualquer momento e a seu critério, sem aviso prévio,
para preservar a segurança e
integridade física dos atletas.
1.7 – A organização da Real MTB será rigorosamente
intransigente na obediência do presente Regulamento por todos os participantes
e de forma alguma permitirão qualquer conduta anti-desportiva ou infração
constantes no item Penalizações deste Regulamento. Todos os atletas inscritos
bem como as equipes de apoio, estarão sujeitos a penalidades por desrespeito ao
Regulamento, à comissão organizadora, staffs e autoridades policiais.
1.8 – A organização disponibiliza uma página oficial para o
evento, a saber: https://www.facebook.com/realmtbcunha e Instagram @moveeventos.
2. Tipo de prova – Prova desportiva
disputada no estilo Mountain Bike – Maratona XC (Resistência).
3.1 – Os percursos da prova passam por todo tipo de via,
como estradas de terra, trilhas e estradas municipais. Alguns trechos estarão
asfaltados. Em todo o percurso prevalecerá as leis de trânsito vigentes.
3.2 – Sempre que possível, a organização incluirá trechos
de “single-track” nos percursos.
3.3 – Os percursos não serão fechados ao trânsito de
veículos. Os atletas deverão andar sempre pela direita e estar atentos às
sinalizações de trânsito.
3.4 – Os percursos serão demarcados com cal, fitas, placas
e contarão com pessoas de apoio ao longo do trajeto.
3.5 – Em cada prova, as categorias serão divididas em
dois percursos, a saber: SPORT SOLO (36km) – destinadas aos atletas
Profissionais e Amadores com grau de dificuldade médio
LIGHT SOLO (18km) destinadas aos atletas
amadores com grau de dificuldade mais
leve.
3.6 – A altimetria de cada prova bem como uma descrição
mais detalhada de cada percurso estarão disponíveis na página oficial do
evento.
3.7 – Por se tratar de estradas públicas municipais e
estaduais, os percursos estarão constantemente disponíveis para reconhecimentos.
Exceções poderão ocorrer caso existam trechos que passem por propriedades
particulares. A Real MTB informará no site oficial do evento uma data e horário
específico para o reconhecimento dos percursos de cada etapa contando com o
apoio da organização.
4. Cortes: A organização, por motivos de
segurança, encerrará os trabalhos dos fiscais de acordo com a programação da
prova. Os bikers que ainda estiverem no percurso deverão obrigatoriamente
seguir as instruções dos fiscais e/ou serem conduzidos até a chegada pelos
veículos da organização. Os atletas que chegarem após o corte, não terão o seu
tempo de prova divulgado.
5.1 – Não será permitido o uso de bicicletas que não sejam
da modalidade mountain bike. Os pneus devem ser adequados para andar em
percursos de terra.
5.2 – É proibida a troca de bicicletas e atletas em todas
as categorias durante a prova, acarretando em desclassificação sumária.
5.3 – O atleta poderá prosseguir pelo percurso a pé, desde
que sua bicicleta esteja presente, carregada, arrastada ou empurrada pelo
próprio atleta. Um atleta separado de sua bicicleta estará proibido de
prosseguir pelo percurso da prova.
5.4 – É obrigatório o uso de capacete afivelado.
Recomenda-se portar dinheiro e telefone celular em caso de algum imprevisto.
5.5 – Câmara de ar, bomba e reservatórios de água são itens
importantes em qualquer bike.
5.6 – A organização reserva-se ao direito de vetar qualquer
equipamento ou acessório que julgue inadequado para a utilização no evento e
que venha a prever algum risco de acidente ao atleta.
5.7 – A ORGANIZAÇÃO SERÁ RIGOROSA NA
VISTORIA DOS EQUIPAMENTOS DE
SEGURANÇA.
6.1 – As categorias são divididas na
seguinte forma:
PNE
(portador de necessidade especial) Geral –
3 PRIMEIROS COLOCADOS FEMININO
E MASCULINO
GERAL – 3 PRIMEIROS COLOCADOS (FEM E MASC)
GERAL
NAS MODALIDADES SPORT E LIGHT MODALIDADE
FEMININO E MASCULINO
SUB 25
SUB 35
SUB 45
SUB 55
OVER 55
7.1 – Todas as categorias serão classificadas de acordo com
o menor tempo de prova. O tempo se inicia no corredor de largada promocional e
finaliza após a passagem pelo funil de chegada.
7.2 – A divulgação dos primeiros colocados será anunciada
momentos após a chegada dos primeiros atletas de cada categoria.
7.3 – Recursos serão aceitos durante a prova ou até 30
minutos após a divulgação do resultado oficial. Passado este prazo, o mesmo
será homologado pela organização e divulgado como oficial.
7.4 – Somente serão aceitos recursos por
escrito.
7.5 – As classificações finais e os tempos de todos os
atletas serão informados no máximo em 48 horas após o evento no site oficial da
prova.
8.1 – As inscrições serão realizadas através das instruções
contidas nos site, www.minhasinscricoes.com.br e na página do
facebook.com/realmtbcunha.
8.2 – Ao se inscrever na prova, o atleta assume automaticamente
o conhecimento de todos os termos deste Regulamento e do Termo de
Responsabilidade.
8.3 – Não será devolvido em hipótese
alguma o valor pago pela inscrição.
8.4 – A organização poderá, a qualquer momento, suspender
ou prorrogar prazos, elevar ou limitar o número de inscrições, em função das
necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, sem aviso
prévio.
Todos os participantes estarão cobertos
pelo seguro durante a competição.
Importante ! Para que o seguro seja utilizado corretamente,
não esquecer de informar o CPF na ficha de inscrição.
10.1 – Local e Horário de retirada de Kit
à definir.
10.2 – O kit somente poderá ser retirado pelo atleta
inscrito, mediante apresentação de documento de identidade e recibo de
pagamento.
10.3 – O conteúdo do kit deverá ser conferido no ato da
entrega. Não serão aceitas reclamações posteriores por falta de material que
compõe o kit.
10.4 – Os kits de cada prova serão compostos pelo numeral,
camiseta e sistema de fixação da bike. Demais itens poderão ser acrescentados
ao kit e dependem de apoios e patrocinadores da prova.
10.5 – Cada atleta deverá instalar o numeral em local
visível na parte frontal da bike, devendo permanecer até o final da prova.
O atleta deverá cruzar o pórtico de chegada com sua placa
de identificação. Caso o atleta não esteja portando a placa de identificação,
será automaticamente desclassificado.
10.6 – O atleta que não retirar o seu kit dentro do horário
estabelecido por este regulamento ficará impedido de participar da prova e
perderá o direito ao kit.
11.1 – Para acessar o corredor de largada o atleta deverá
passar pela tenda de vistoria onde serão verificados os equipamentos de
segurança.
11.2 – A vistoria será iniciada com uma hora de
antecedência a largada da prova 11.3 – Uma vez a bike tendo passado pela tenda
de vistoria e adentrando o corredor de largada, não mais poderá ser retirada do
local, acarretando a desclassificação do atleta que o fizer.
12.1 – As categorias largarão JUNTAS de acordo com a
programação de cada etapa no corredor de largada.
12.2 – A largada está prevista para as
07:00hs.
12.3 – Após a largada haverá um
deslocamento promocional com as motos batedores.
Durante este percurso os atletas deverão
permanecer atrás das motos batedores.
13.1 – Neste local haverá um afunilamento da pista com
utilização de gradis / cones e uma placa com a palavra “CHEGADA”. Poderá haver
também uma linha demarcada no solo com a palavra “CHEGADA”. Após esse ponto não
será permitida ultrapassagens, e a critério dos fiscais poderá ser necessária a
parada dos atletas para o cadastramento da ordem de chegada.
Da etapa:
14.1 – Serão premiados com troféus os TRÊS
primeiros colocados NO GERAL das
CATEGORIAS SPORT e LIGHT E OS TRÊS
PRIMEIROS COLOCADOS POR IDADE NAS
CATEGORIAS SPORT E LIGHT
14.2 – Serão premiados com medalhas personalizadas todos os
atletas que concluírem a prova.
14.4 – Para subir no pódium os atletas
deverão estar uniformizados.
15.1 – Será penalizado com perda de direito de premiação e
desclassificação da prova o atleta que:
Jogar lixo de qualquer espécie na mata ou
em área pública;
Pedalar sem capacete durante a prova;
Pedalar sem o numeral de identificação da
bike;
Pedalar sem camisa;
Prestar informações erradas ou falsas na
ficha de inscrição;
Realizar manobras desleais contra outro
atleta;
Trocar de bicicleta ou atleta;
Pegar carona com quaisquer veículos como motos batedores,
veículos de apoio da prova ou da equipe, etc.
Ser acompanhado por terceiros não inscritos/veículos
particulares de apoio, ao longo do percurso;
Cortar caminho não passando pelo trajeto
demarcado para sua categoria;
Prejudicar o trabalho dos organizadores e
“staffs” durante a prova;
Passar pelo pórtico de cronometragem sem a
sua placa de identificação.
Casos omissos serão julgados pela comissão
organizadora da prova.
16.1 – A organização da Real MTB conta com uma equipe de
pessoas denominadas “Staffs” que estarão identificadas com camisetas
personalizadas. Os staffs darão apoio aos atletas desde a largada até a chegada
dos mesmos em todos os percursos da prova.
16.2 – Os “staffs” orientarão os atletas nos pontos
específicos, sinalizarão os veículos sobre a presença dos atletas e servirão
também como fiscalizadores durante a prova para se fazer cumprir os termos
deste regulamento.
16.3 – A organização indicará junto à entrega dos kits e/ou
no site oficial da prova os pontos oficiais de apoio particular para os
atletas, onde será permitida a manutenção técnica.
16.4 – Os locais de apoio particular poderão ser anulados
caso haja algum comprometimento para a segurança dos atletas.
16.5 – Apoio particular fora da área delimitada pela
organização levará a desclassificação do atleta.
16.6 – Todos os atletas deverão ser auto-suficientes e
serão eles mesmos os responsáveis pela comida e bebida ao longo da prova, assim
como, em caso de utilização de veículos de apoio.
16.7 – Ao longo dos percursos haverá
postos de hidratação de água.
16.8 – A localização dos postos de água será divulgada no
site oficial da prova e preferencialmente instalados em pontos de final de
subidas para permitir atender ao maior número de atletas.
17.1 – Motos batedores conduzirão os primeiros colocados da
cada categoria e
trafegarão pelos percursos constantemente para
acompanhamento dos pelotões. 17.2 – Em caso de acidentes, mal-estar, ou
qualquer ocorrência que impeça a continuidade do atleta na prova, o pronto
atendimento será realizado pela organização.
17.3 – Haverá, para atendimento emergencial aos atletas, um
serviço de ambulância de emergência para remoção e o atendimento médico tanto
de emergência como de continuidade será efetuado na REDE PÚBLICA.
17.4 – O atleta ou seu (sua) acompanhante responsável
poderá decidir por outro sistema de atendimento eximindo a Organização de
qualquer responsabilidade, desde a remoção/ transferência até seu atendimento.
17.5 – Em caso de emergência, se possível, o atleta deverá
chamar a atenção dos veículos oficiais de apoio e motos batedores que
freqüentemente estarão passando pelos trechos do percurso.
17.6 – Trechos mais perigosos serão devidamente sinalizados
para prevenir acidentes. 17.7 – A prova será realizada sem restrição ao
trânsito de veículos em pista compartilhada, não sendo fechada, devendo o
atleta manter sempre a direita da pista e obedecer às leis de trânsito.
17.8 – Condições metrológicas poderão interferir no trajeto
dos percursos provocando alterações. Caso isso ocorra, os atletas serão
comunicados no dia do evento, antes da largada.
18.1 – Todos os atletas participantes deverão estar em dia
com rigorosa avaliação médica para realização da prova.
18.2 – É de responsabilidade de a cada participante ter um
convênio médico para a assistência e cobertura financeira em caso de acidente.
As equipes de apoio da organização que trabalham no evento prestarão os
primeiros socorros e encaminharão o acidentado para um hospital mais próximo,
conforme item 16.3. A partir daí termina a responsabilidade da organização.
Todas as despesas médicohospitalares correrão por conta do atleta acidentado.
18.3 – A organização, bem como seus patrocinadores,
parceiros e apoiadores não se responsabilizam por objetos dos atletas
esquecidos e/ou deixados sob responsabilidade dos staffs ou qualquer outra
pessoa relacionada ao evento, independente de qual for o motivo.
18.4 – Ao participar deste evento, cada participante está
incondicionalmente aceitando e concordando em ter sua imagem divulgada através
de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet e televisão, ou qualquer
outro meio de comunicação para usos informativos, promocionais ou publicitários
relativos à prova, sem acarretar nenhum ônus aos organizadores, renunciando o
recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com tais direitos, aos
patrocinadores ou meios de comunicação em qualquer tempo/data.
18.5 – Filmes e fotografias relativos à prova têm o direito
reservado aos organizadores. Qualquer forma de divulgação ou interesse em
destinar um profissional para a cobertura do evento estará sujeita à aprovação
dos organizadores da prova por escrito.
18.6 – Em caso de cancelamento da prova por motivos de
força maior (acidente, condições metrológicas, etc.) os organizadores estarão
isentos de qualquer tipo de indenização que não seja a devolução da taxa de
inscrição.
19.1 – A organização poderá a seu critério ou conforme as
necessidades do evento, incluir ou alterar este regulamento, total ou
parcialmente. Neste caso, informará no site oficial do evento as alterações
realizadas.
19.2 – As dúvidas ou omissões deste
regulamento serão analisadas e julgadas pela
Comissão Organizadora de forma soberana,
não cabendo recurso a estas decisões.
Eu, “identificado na ficha de inscrição”, no perfeito uso
de minhas faculdades, DECLARO para os devidos fins de direito que:
Estou ciente de que se trata de uma competição de ciclismo
em estradas de terra, cascalhos e asfalto com o trânsito liberado para outros
veículos;
Estou em plenas condições físicas e psicológicas de
participar desta PROVA e estou ciente de que não existe nenhuma recomendação
médica que me impeça de praticar
atividades físicas;
Assumo por minha livre e espontânea vontade, todos os
riscos envolvidos e suas consequências pela participação nesta prova ( que
incluem possibilidade de invalidez e morte ), isentando a Comissão
Organizadora, apoiadores, parceiros e patrocinadores DE TODA E QUALQUER
RESPONSABILIDADE por quaisquer danos materiais, morais ou físicos, que
porventura venha a sofrer.
Paraty, 13 de agosto de 2021.