SÉTIMA REGIÃO DA POLÍCIA
MILITAR
REGULAMENTO DA XX CORRIDA
RÚSTICA DA SÉTIMA REGIÃO DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS EM DIVINÓPOLIS
Data da realização da Corrida Rústica: 03 de março de 2024.
Local: Sede da 7ª Cia PM Ind PE – Rua Luis Guilherme 601 – Distrito Industrial
Jovelino Rabelo, Divinópolis/MG.
Horário da largada: 08:00.
1. OBJETIVOS
1.1 Integrar a PMMG com a comunidade
local e regional;
1.2 Incentivar a prática do atletismo
e da atividade física para melhorar a saúde e qualidade de vida dos
participantes;
1.3 Angariar
recursos financeiros para que, por intermédio da AFAS, sejam destinados a ações
sociais e atividades de caráter técnico-profissional, destinados à família
policial militar.
2. DA REALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
A XIX Corrida Rústica da
7ª Região da Polícia Militar será realizada sob coordenação da 7ª RPM e com
participação e apoio dos policiais militares lotados na Guarnição de Divinópolis,
bem como da Associação Feminina de Assistência Social de Divinópolis (AFAS
Divinópolis) e de Empresas Parceiras da Instituição.
2.1 A XIX Corrida Rústica
ocorrerá no dia 05 de fevereiro de 2023, domingo, a partir das 08h, estando sua
realização nesta data sujeita ao número de participantes inscritos, casos
fortuitos ou motivos de força maior.
2.2 O percurso da corrida
poderá ser o mesmo da edição anterior ou pode ser alterado, desde que não
ultrapasse 6.800m (seis mil e oitocentos metros) para os adultos e 500m
(quinhentos metros) para o percurso kids.
2.3 Sendo ofertadas
inscrições para a modalidade “Caminhada Livre”, está admitirá o retorno em
qualquer ponto do percurso, não sendo obrigatória sua conclusão total pelos
participantes.
2.4 Fica estabelecido que
poderá haver modificações no percurso proposto no ato das inscrições, em razão
de motivos de força maior ou caso fortuito ou na possiblidade de se promover
maior segurança aos participantes.
2.5. A XX Corrida Rústica
terá a duração máxima de duas horas e trinta minutos encerrando-se a logística
do percurso e da prova. O atleta que não conseguir completar a prova nesse
tempo estará automaticamente “desclassificado”.
2.5 A XIX Corrida Rústica
da Polícia Militar será disputada nas categorias: INDIVIDUAL POLICIAL MILITAR
MASCULINO; INDIVIDUAL POLICIAL MILITAR FEMININO; INDIVIDUAL GERAL MASCULINO E
INDIVIDUAL GERAL FEMININO, podendo participar da corrida, atletas de ambos os
sexos, regularmente inscritos, de acordo com o Regulamento da prova.
3. DAS CATEGORIAS
3.1 DAS CATEGORIAS
“GERAL”:
a) Geral Masculino: 1º
Lugar, 2º Lugar, 3º Lugar, 4º Lugar e 5º Lugar
b) Geral Feminino: 1º Lugar, 2º Lugar, 3º Lugar,
4º Lugar e 5º Lugar
3.2 DAS CATEGORIAS “GERAL”
PMMG:
a) Categoria PM Masculino:
1º Lugar, 2º Lugar, 3º Lugar, 4º Lugar e 5º Lugar
b) Categoria PM Feminino:
1º Lugar, 2º Lugar, 3º Lugar, 4º Lugar e 5º Lugar
3.3 DAS CATEGORIAS POR
FAIXAS ETÁRIAS – MASCULINO
a) Categoria A – 15 a 19
anos
b) Categoria B – 20 a 24
anos
c) Categoria C – 25 a 29
anos
d) Categoria D – 30 a 34
anos
e) Categoria E – 35 a 39
anos
f) Categoria F – 40 a 44
anos
g) Categoria G – 45 a 49
anos
h) Categoria H – 50 a 54
anos
i) Categoria I – 55 a 59
anos
j) Categoria J – 60 a 64
anos
k) Categoria K – 65 a 69
anos
l) Categoria L – 70 a 74
anos
m) Categoria M – acima de
75 anos
3.4 DAS CATEGORIAS POR FAIXAS ETÁRIAS -
FEMININO:
a) Categoria N – 15 a 19
anos
b) Categoria O – 20 a 24
anos
c) Categoria P – 25 a 29
anos
d) Categoria Q – 30 a 34
anos
e) Categoria R – 35 a 39
anos
f) Categoria S – 40 a 44
anos
g) Categoria T – 45 a 49
anos
h) Categoria U – 50 a 54
anos
i) Categoria V – 55 a 59
anos
j) Categoria X – 60 a 64
anos
k) Categoria y – 65 a 69
anos
l) Categoria W – 70 a 74
anos
m) Categoria Z – acima de
75 anos
3.5 CATEGORIA ESPECIAL INFANTIL (KIDS) MASCULINO E
FEMININO:
a)
Categoria K1 – 06 e 07 anos
b)
Categoria K2 – 08 e 09 anos
c)
Categoria K3 – 10 e 11 anos
d)
Categoria K4 – 12 a 13 anos
e)
Categoria K5 – 14 anos.
3.6
As categorias estabelecidas nos itens 3.3; 3.4 e 3.5 serão premiadas do 1º ao
3º colocado.
3.7 A idade mínima para participação da XIX
Corrida Rústica da Polícia Militar, no percurso do corredores/atletas, é de 15
(quinze) anos, observados os seguintes critérios:
a) Os
inscritos deverão comprovar que possuem, no mínimo, 15 (quinze) anos na data do evento;
b) Os atletas
menores de 18 anos só poderão participar da corrida com autorização por escrito
dos pais ou de um responsável legal. A autorização deverá estar acompanhada de
cópia de um documento de Identidade do participante, que deverá ser entregue à
organização, antes da realização da prova, juntamente com a autorização;
3.8 No ato da
inscrição, ao concordar com o regulamento (assinatura online) o(a)
participante aceita todos os termos do regulamento e assume total
responsabilidade por sua participação no evento.
3.9 A
inscrição no evento é pessoal e intransferível, não podendo, em hipótese
alguma, o participante inscrito ser substituído por outro. O participante que
ceder seu número de peito para outra pessoa será responsável por qualquer
acidente ou dano que este venha a sofrer, isentando o atendimento e qualquer
responsabilidade da organização da prova, seus patrocinadores, apoiadores e
órgãos públicos envolvidos na prova.
3.10 As inscrições serão feitas somente pelo site www.minhasinscricoes.com.br.
3.11 Os valores das
inscrições respeitarão os valores dos seguintes “lotes”::
Lote inicial de
lançamento, limitado a 100 inscrições: R$ 65,00
A)Segundo lote: 07/02/2023 a 02/05/2023: R$ 75,00
B)Terceiro lote: 03/05/2023 a 02/08/2023: R$ 85,00
C)Quarto lote: 03/08/2023 a 02/11/2023: R$ 95,00
D)Quinto lote: 03/11/2023 a 02/03/2024: R$ 105,00
E)Kids ( lote único ) R$ 65,00
3.12 Conforme
dispõe o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), as pessoas com 60 anos ou mais,
terão o direito a 50% (cinquenta por cento) de desconto no valor da inscrição,
salvo para as inscrições do lote promocional.
3.13 As inscrições serão
encerradas no dia 03/02/2024 de 2023, às 23h59min.
3.14 A
Comissão Organizadora poderá, a qualquer momento, alterar as datas e prazos
previstos neste regulamento, ou, ainda, aumentar ou reduzir o número de
inscrições, em função de necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões
estruturais, independentemente de aviso prévio.
3.15 Os
participantes são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas na
ficha de inscrição. Caso haja fraude comprovada, o atleta será desclassificado
da prova, sem prejuízo de responsabilidade criminal ou cível.
3.16 Ao
preencher a ficha de inscrição, o atleta declara que:
a) Disputará
a etapa em que está inscrito por livre e espontânea vontade, isentando de
quaisquer responsabilidades os organizadores, patrocinadores, apoiadores e realizadores,
em nome dele (atleta) e de seus herdeiros, declarando ainda que está saudável e
treinou apropriadamente para a prova;
b) Está
ciente que deverá consultar previamente um médico e/ou professor de Educação
Física, especializado em preparação de atletas para competições, em especial
corridas de rua;
c) Autoriza o
uso de fotografias, filmagens ou outra gravação contendo imagens de sua
participação no evento para finalidades legítimas de divulgação do evento,
através de veículos impressos, televisivos, internet ou outros meios
eletrônicos;
d) Para sua
participação, é imprescindível que o atleta esteja inscrito oficialmente,
devendo portar o número de peito, de forma visível, preso na frente da
camiseta, além do chip fornecido pela organização;
e) Qualquer
reclamação sobre o resultado parcial ou final da competição deverá ser feita
por escrito, à comissão organizadora da Corrida, até 15 (quinze) minutos após a
divulgação do resultado.
3.16. O valor
da inscrição não será devolvido em nenhuma hipótese.
4. DA ENTREGA DE KITS
4.1 O participante fará à
retirada do Kit de corrida na sexta-feira (01/03/2024) no período de 09h às
18horas ou no Sábado (02/03/2024) no período de 09h às 13horas. O local a ser
divulgado.
4.2. Não
serão entregues kits no dia do evento ou após o término deste, sendo os
materiais remanescentes devolvidos aos fornecedores, doados ou destruídos,
conforme sua natureza, data de validade e finalidade.
4.3 O Kit será
retirado exclusivamente pelo próprio participante, mediante apresentação de documento
oficial de identificação, com foto.
4.4 Será
oportunizada a retirada de Kit por representante de equipes/assessorias.
4.5 O Kit básico
de corrida será composto por chip, número de peito, alfinetes e uma camiseta. Poderá
haver outros brindes e, nas modalidades “Caminhada” e “Kids”, fica dispensado o
fornecimento e uso do chip de cronometragem.
4.6. A cada
competidor será fornecido um número que deverá ser usado visivelmente no peito,
sem rasura ou alterações, durante toda a realização da prova, sendo passíveis
de desclassificação os participantes que não cumprirem este procedimento.
4.7. No
momento da retirada do Kit o participante deverá conferir seus dados e o número
de peito, sendo que não serão aceitas reclamações cadastrais após a retirada do
Kit.
5. DA UTILIZAÇÃO DO CHIP
5.1 O
participante que não retirar seu chip na data e horários acima estipulados
ficará impedido de participar da prova, uma vez que o uso do chip é obrigatório
durante a prova, acarretando sua desclassificação.
5.2 O chip,
se destacável, deverá ser fixado no cadarço do tênis do pé esquerdo, na posição
vertical.
5.3 A
utilização inadequada do chip pelo participante não permite a marcação do seu
tempo, ficando isenta neste caso de qualquer responsabilidade a Comissão
Organizadora pela não divulgação dos resultados.
5.4. Ao final
da prova todos os participantes que completarem o percurso receberão medalha.
5.5. Para
receber a medalha é obrigatório que o participante esteja portando o número de
peito. Só será entregue 01 (uma) medalha por atleta.
6. DAS INSTRUÇÕES E REGRAS PARA CORRIDA
6.1 É
obrigação do participante da prova ter conhecimento do percurso.
6.2. A
participação do atleta na prova é estritamente individual sendo proibido o
auxílio de terceiros, bem como, o uso de qualquer recurso tecnológico, sem
prévia autorização por escrito dos organizadores da prova;
6.3 Será
desclassificado o participante que:
a) Não
cumprir rigorosamente o percurso;
b) Dificultar
a ação de outros concorrentes;
c) Chegar sem
o número de identificação;
d) Apresentar
durante a Corrida conduta antidesportiva;
e) Pegar
carona de autos, bicicletas e similares;
f) Trocar o
número de identificação antes, durante ou depois da corrida;
g) Encobrir o
número e/ou o nome dos patrocinadores;
h) Escapar da
saída da prova antes do seu início oficial.
i) Voltar no
tapete de apuração após a chegada.
j) Não
utilizar o chip durante a prova.
7. PREMIAÇÃO
7.1 Não haverá
premiação em dinheiro na XX Corrida Rústica da Polícia Militar em Divinópolis.
7.2 Será
formado um pódio com os cinco primeiros colocados Policiais Militares de Minas
Gerais Masculinos e as cinco primeiras colocadas Policiais Militares de Minas
Gerais Femininas.
7.3 Nesse
sentido, a categoria Geral não exclui a Militar. Assim, caso haja militar na
categoria Geral, este também integrará a Militar, recebendo os brindes
correspondentes.
7.4 Os 05
(cinco) primeiros colocados inscritos na prova (GERAL MASCULINO) e as 05
(cinco) primeiras colocadas na prova (GERAL FEMININO) receberão 01 (um) troféu
cada.
7.5 Nas
categorias “por faixa etária”, tanto masculina quanto feminina, haverá
premiação para os três primeiros colocados, recebendo um troféu cada.
7.6 Todos os
participantes que cruzarem a linha de chegada, que estiverem regularmente
inscritos e tenham cumprido as regras da prova, receberão 01 (uma) medalha do
evento.
7.7 Não serão
entregues medalhas e eventuais brindes pós-prova (quando houver) para os
inscritos que não participaram da prova.
7.8 As
colocações das categorias serão definidas pela apuração do tempo líquido, gasto
por cada participante para completar o percurso definido e delimitado pelos
tapetes de cronometragem.
7.9 Os
participantes que fizerem jus à premiação, nos termos deste regulamento,
deverão comparecer ao pódio assim que a cerimônia de premiação for iniciada e a
sua categoria for convocada. O atleta
que não comparecer ao pódio, após duas chamadas durante a cerimônia de
premiação perderá o direito aos prêmios, conforme decisão dos organizadores
da prova, podendo ser chamado o próximo competidor classificado para receber os
prêmios e então completar o pódio.
8. DAS CONDIÇÕES FÍSICAS DOS PARTICIPANTES E SERVIÇOS DE APOIO
NA CORRIDA
8.1 É
responsabilidade de cada participante, ou responsável legal (no caso da corrida
Kids) a manutenção e controle de sua situação de saúde. Ao realizar a inscrição
e se apresentar para o evento, todos os participantes assumem estar em dia com
rigorosa avaliação médica para realização da prova, isentando os organizadores
e realizadores em relação a quaisquer aspectos relativos à saúde dos mesmos.
8.2 O
participante é responsável pela decisão de participar da prova, avaliando sua
condição física e seu desempenho e julgando, por si só, se deve ou não
continuar ao longo da competição.
8.3 Poderá a
Comissão Organizadora, segundo recomendação médica, excluir qualquer
participante a qualquer momento;
8.4 Durante a
realização da prova, em caso de emergência, haverá serviço de ambulância e segurança no local da
largada/chegada e ao longo do percurso;
8.5 A
organização do evento não tem responsabilidade sobre o atendimento médico, no
entanto haverá, para atendimento emergencial aos participantes, serviço de
ambulância, para remoção, sendo que o atendimento médico propriamente dito,
tanto de emergência como de continuidade, será efetuado na rede pública de
saúde no município onde ocorre o evento.
8.6 O participante
ou seu (sua) acompanhante/responsável legal poderá decidir por outro sistema de
atendimento, eximindo a organização do evento de qualquer responsabilidade, da
remoção/transferência até seu atendimento médico.
8.7 Ao longo
do percurso, haverá postos de hidratação com água.
9. DA DIVULGAÇÃO E DIREITOS AUTORAIS
9.1 O atleta que se inscreve e/ou participa deste
evento está incondicionalmente aceitando e concordando em ter sua imagem
divulgada através de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet e
televisão, ou qualquer outro meio de comunicação, para usos informativos,
promocionais ou publicitários relativos à prova, em qualquer tempo/data, sem
acarretar qualquer ônus aos organizadores e patrocinadores do evento.
9.2 Todos os
participantes do evento, atletas, staffs, organizadores e público em geral,
cedem todos os direitos de utilização de suas imagens para a organização do
evento, seus patrocinadores, apoiadores, em qualquer tempo e data, sem qualquer
ônus.
10. DA SUSPENSÃO, ADIAMENTO E CANCELAMENTO DA PROVA
10.1 A
organização da XX Corrida Rústica da Polícia Militar, havendo risco à segurança
dos atletas, poderá determinar a suspensão ou o cancelamento da corrida,
iniciada ou não.
10.2 Os
atletas ficam cientes que deverão assumir, no ato da inscrição, todos os riscos
e danos da eventual suspensão da corrida (iniciada ou não) por questões de
segurança pública, não gerando qualquer responsabilidade aos organizadores.
10.3 Na
hipótese de cancelamento da corrida, por motivo de força maior, a organização
decidirá acerca da devolução do valor da inscrição.
10.4 Na
hipótese de adiamento ou suspensão, nova data será estabelecida e informada no
site onde as inscrições são realizadas e nos veículos de mídia. Nesse caso, não
haverá cobrança de novas taxas aos participantes, sendo assegurada a validade
de suas respectivas inscrições, para as respectivas modalidades.
11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
11.1 Os
Percursos serão feitos no Distrito Industrial Jovelino Rabelo e adjacências e
serão divulgados oportunamente.
11.2 Não
haverá reembolso, por parte da Comissão Organizadora, bem como de seus
patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente aos equipamentos
e/ou acessórios utilizados pelos participantes no evento, independente de qual
for o motivo, nem tampouco, por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que
porventura os participantes venham a sofrer durante a participação neste
evento.
11.3 A
organização do evento poderá, em conformidade com as necessidades, incluir ou
alterar este regulamento, total ou parcialmente a qualquer tempo.
11.4 A
divulgação dos resultados de cada um dos participantes da XX Corrida Rústica da
Polícia Militar será feita no momento das respectivas premiações e divulgada
pela “Internet” e canais sociais da 7ª RPM no dia do evento.
11.5 As dúvidas
ou omissões deste regulamento serão dirimidas por este Comandante da 7ª Região
da Polícia Militar ou, por delegação deste, pela Comissão Organizadora do
evento.
Quartel em
Divinópolis/MG, 05 de fevereiro de 2022.
WEMERSON LINO PIMENTA, CORONEL PM
COMANDANTE DA 7ª RPM