INFORMAÇões

Data

10 de dezembro de 2017

Local

Iate Clube de Fortaleza

Av Abolição, 4813

Largadas

600m -7:30 

1500m -8:00 

3000m - 8:10 

PERCURSO

REGULAMENTO



I FESTIVAL FCDA DE ÁGUAS ABERTAS 2017

Capítulo 1: Das Finalidades

Art. 1º

Com a finalidade de fomentar a natação em águas abertas será realizado o  I FESTIVAL FCDA ÁGUAS ABERTAS 2017,  nas distâncias de 600m, 1500m e 3000m,  de acordo com o presente regulamento.

 

Capítulo  2: Da Organização

 

Art. 2º

O  I FESTIVAL FCDA ÁGUAS ABERTAS 2017 é uma realização da Federação Cearense de Desportos Aquáticos - FCDA e de Promotores devidamente aprovados por esta federação.

 

Art. 3º

O Festival será composto de 4 (quatro) etapas, a serem disputadas nas distâncias de 600m, 1500m e 3.000m , conforme calendário apresentado no Capítulo II - DAS ETAPAS.

 

Art. 4º

Cada uma dessas etapas terá como organizadores a FCDA ou Promotores por elas indicados, que em tempo hábil se candidatarem para tal fim.

 

Art. 5º

A FCDA ou o Promotor indicado que organizar uma etapa deverá cumprir com as suas obrigações, de acordo com o documento CADERNO DE ENCARGOS PARA ORGANIZAR EVENTOS DE MARATONAS AQUÁTICAS, produzido pela FCDA, sob risco de não obter a sanção oficial da FCDA.

 

Art. 6º

A FCDA ou o Promotor que organizar uma etapa será responsável por toda a infraestrutura de apoio, balizamento, arbitragem, segurança do percurso, atendimento médico, conforme recomendações do documento citado no Artigo 5º acima.

 

Capítulo  3: Das Etapas

Art. 7º

A FCDA oficializará o calendário abaixo, a partir da sua aprovação por ocasião da reunião do conselho técnico da FCDA:

 

Etapa

Data

Local

Encerramento Inscrições

24 de Junho

Praia do Nautico

encerrado

27 de Agosto

          Praia do Nautico

14/08/2017

08 de Outubro

A definir

25/09/2017

10 de Dezembro

A definir

27/11/2017

§ único - As datas e os locais poderão ser alterados e até mesmo, etapas, canceladas por razões de origem climática, ambiental e outras quaisquer.

Capítulo  4: Das inscrições

Art.8º

O  Festival é aberto a atletas não federados junto a FCDA/CBDA, desde que realize sua inscrição e entregue a documentação solicitada no prazo estabelecido.

8.1  Exceção será feita nas classes Mirim/Petiz/Infantil e Juvenil, nas quais será permitida a inscrição de atletas federados e/ou vinculados dessas classes.

8.2 A participação de atletas Federados e/ou vinculados nas classes junior e sênior NÃO  é permitida.

Art. 9º

9.1 As inscrições serão realizadas exclusivamente através do site https://www.minhasinscricoes.com.br/  no prazo descrito no Art 7º.

9.2  Todos os atletas inscritos deverão apresentar Atestado médico comprovando que possuem condições adequadas para a prova, com assinatura e CRM do médico. Este atestado terá a validade de até um ano a partir da data da assinatura.

9.3  Assinar e entregar o Termo de Responsabilidade conforme modelo disponibilizado em anexo, válido para todas as etapas do Circuito. Para menores de 18 anos, o atleta informará o CPF, identidade (RG), órgão expedidor e data de expedição do responsável além da assinatura deste responsável. Caso o atleta não tenha identidade, deverá ser informado o número do passaporte e data de validade, para que possam ser cumpridas as exigências da apólice de seguro.

9.4 Declaração assinada pelos seus respectivos técnicos, afirmando que o atleta encontra-se treinado e em condições físicas e técnicas adequadas para a prova, com assinatura e CREF do profissional da área de Educação Física. Essa declaração tem validade para todo o circuito.

9.5 Atestado médico, Termo de responsabilidade  e declaração do técnico deverão ser entregues na FCDA até 72 horas antes do início da prova.Em caso de não entrega do atestado a inscrição será cancelada.

9.5.1 A documentação poderá ser enviado a FCDA através de e-mail ( inscricao.fcda@gmail.com).

Art. 10º O valor da inscrição será de R$ 90,00 ( noventa  reais) por etapa.

Art.11º O valor referente à inscrição não será devolvido em caso de cancelamento, adiamento, desistência ou não comparecimento, como também não poderá ser transferido para outra prova ou outro atleta.

Capítulo  5: Das classes e provas

Art.12º - Os nadadores serão agrupados para efeito de  inscrição nas provas e recebimento de premiação nas seguintes classes, separados ainda nas categorias feminina e masculina:


 

 


§ único - Para fins de inscrição numa classe prevalece a idade em 31/12/2017, isto é, o ano de nascimento conforme a tabela acima.

Capítulo  6: Dos prêmios

Art. 13º

Os prêmios em cada etapa serão distribuídos de acordo com a Tabela Abaixo:

 


 

Capítulo  7: Do Tempo Limite

Art. 14º

Como tempo limite das provas, serão obedecidas as seguintes regras:

§1º - Para provas com percurso de 3.000m, 1 (uma) hora após a chegada do primeiro nadador para a categoria masculina e 1 (uma) hora após a chegada da primeira nadadora para a categoria feminina. Para provas de 1500m 30 (trinta) minutos após a chegada do primeiro nadador para a categoria masculina e 30 (trinta) minutos após a chegada da primeira nadadora para a categoria feminina. Para provas de 600m, 15 (quinze) minutos após a chegada do primeiro nadador para a categoria masculina e 15 (quinze) minutos após a chegada da primeira nadadora para a categoria feminina.

Capítulo  8: Dos Protestos e da Formação da Comissão Disciplinar

Art. 15º

Os protestos para o Árbitro Geral da competição só serão aceitos se forem usados formulários oficiais, assinados pelo técnico da equipe inscrita, apresentado até 30 (trinta) minutos após o anúncio do resultado oficial da prova e mediante o pagamento da taxa no valor de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais). Os protestos deverão ser decididos em 30' (trinta) minutos e caso seja considerado procedente a taxa cobrada será devolvida.

§1º - Se as razões que levam a apresentar um protesto são conhecidas previamente à competição, este deverá ser entregue antes do início da prova.

§2º - Os protestos são possíveis: a) Se não seguirem as regras e os regulamentos da prova; b) Se outras condições puserem em perigo a prova e/ou os atletas; c) Contra as decisões do Juiz - Árbitro, no entanto, não será permitido realizar um protesto contra decisões de fato.

 Art. 16º

Da decisão do protesto, caberá pedido de revisão para uma Comissão Especial, apresentado dentro do prazo de 15(quinze) minutos após o anúncio da decisão. A Comissão Especial divulgará sua decisão no máximo 20 (vinte) minutos após solicitada, sendo sua decisão irrecorrível.

§1º - Esta comissão especial deverá ser composta pelo Árbitro Geral, o Representante da FCDA, 1 (um) técnico de equipe inscrito na etapa.

§2º - Os nomes dos participantes da Comissão Especial deverão ser entregues ao Árbitro Geral antes do início da competição.

 Capítulo  9: Da Direção

Art. 17º

O I FESTIVAL FCDA ÁGUAS ABERTAS 2017 jurisdicionado à FCDA, com a estreita colaboração dos promotores aprovados para organização do evento e das autoridades locais;

Art. 18º

Serão obedecidas as Normas e Regras da FINA e CBDA para Maratonas Aquáticas, conforme o Regulamento da FINA de Maratonas Aquáticas de 2013 a 2017, com exceção feita aos seguintes itens:

18.1 A Regra BL - 8 ( FINA )  referente a utilização de  trajes e acessórios não será aplicada salvo as exceções abaixo:

18.1.1 Não será permitido o uso de roupa de neoprene.

18.1.2 Apenas serão permitidos como acessórios o flutuador de reboque mas sem que seja utilizado para progressão e o relógio.

Art. 19º

O Árbitro Geral e os demais membros do quadro de arbitragem serão indicados pela FCDA.

Art. 20º

Os casos omissos serão resolvidos no Congresso, obedecendo-se sempre as leis da FINA, exceto os casos disciplinares e administrativos, que serão julgados pela autoridade designada pela FCDA, que aplicará as punições de acordo com o Ato Normativo Nº 01/2007, de 6 de fevereiro de 2007.


FALE CONOSCO